ERIC SAADE

Nascido em 29 de outubro de 1990, na vila de Kattarp, Helsingborg, Suécia, Eric Khaled Saade, mais conhecido como Eric Saade é um cantor e apresentador sueco. Começou a sua carreira em 2007, como membro da boysband ‘What’s Up’, que acabaria por abandonar em 2009 para começar a sua carreira a solo.

Em 2011 representou o seu país no Festival Eurovisão da Canção, tendo sido inclusive um dos favoritos à vitória, contundo, acabou na 3ª posição desse mesmo concurso. Atualmente é um dos cantores mais requisitados da Suécia e conta com inúmeros fãs espalhados a nível mundial.

Aos 15 anos participou no “Joker” (actualmente Popkorn), um concurso televisivo de talentos, donde saiu vencedor. Conseguiu ainda o seu primeiro contracto com uma discográfica onde gravou um CD; mas o seu sucesso só viria a ser alcançado aos 17 anos depois de ter formado uma boyband chamada “What’s Up” com mais três rapazes. Eric e os “What’s Up” dobraram e gravaram a banda sonora do filme “Camp Rock” para sueco, em que Eric fazia a voz de Shane Gray, papel interpretado por Joe Jonas. A 26 de Fevereiro de 2009, Eric anunciou a saída da banda para iniciar a sua carreira a solo. Eric foi anfitrião do “Disney Channel”, onde chegou a entrevistar Zac Efron e Vanessa Hudgens na sua visita à Suécia. Foi cara da campanha “Friends for change”, também na Disney Channel Escandinávia. Foi também anfitrião no “My Camp Rock” no Outono de 2009. A 24 de Agosto de 2009 assinou um contrato com a editora discográfica Roxy Recordigs com a qual lançou o seu 1º single, Sleepless, que conta também com um videoclipe.

A Fevereiro de 2010 participou pela 1ª vez no Melodifestivalen (programa sueco que seleciona a voz para a Eurovisão) com a música “Manboy”, com a qual terminou na 3ª posição. Como não ganhou, apresentou os votos da Suécia na Eurovisão. Em Maio desse mesmo ano lançou o seu 1º álbum a solo, intitulado de “Masquerade” que ficou em 2º lugar dos rankings da Suécia. Esse álbum conta com os singles “Sleepless”, “Manboy” e “Break of Dawn”. Durante o Verão de 2010, Eric visitou 30 cidades na Suécia com a sua própria tournée “Masquerade Tour”. No Inverno de 2010 teve a oportunidade de ter o seu próprio programa de televisão, como título de “Jul Med Eric Saade” (Natal com Eric Saade), também no Disney Channel.

Em Fevereiro de 2011 voltou ao Melodifestivalen, desta vez com a música “Popular”, que foi escolhida para representar a Suécia. A 12 de Maio deu-se a 2ª semi-final da Eurovisão de 2011, em Düsseldorf, Alemanha. Nessa mesma semi-final Eric acabou em 1º lugar, qualificando-se para a final a 14 de Maio de 2011. Apesar de ser um dos favoritos à vitória, ficou em 3º lugar; a classificação mais alta da Suécia desde 2000. No mesmo ano, após o seu percurso na Eurovisão, lançou o seu segundo álbum de originais, “Saade Vol.1”, a 29 de Junho, totalmente composto por si e pela sua equipa de compositores. Deste álbum fazem parte os singles “Still Loving it”, que foi usado para a promoção do disco; “Popular” e “Hearts in the Air” ft. J-son, que conta com um videoclipe. Enquanto fazia a tournée de promoção “Made of Pop” por toda a Suécia, para este mesmo álbum, Eric continuava a compor e a gravar o seu terceiro álbum de originais, “Saade Vol.2”. Este álbum foi lançado a 30 de Novembro e conta com o single “Hotter than Fire” com a participação da cantora Norte-americana Dev. Para este single Eric também gravou um videoclipe.

Recentemente lançou o single “Colors” como novo single, que já está disponível em várias plataformas.